Estreia europeia de "Intercontinental_BR_0077" (Miguelangelo Veiga & Susana Guardado) no DROP-D contemporary space, em Lisboa



Capa do catálogo do festival “In the Loop: Contemporary Video Art from The European Union", Washington DC (Junho 2010)


No dia 12 de Janeiro de 2011 (4f), das 19h30 às 23h00, no novo espaço lisboeta DROP-D (que o artista eborense David Rosado tem programado desde Setembro de 2010) houve sessão de apresentação do vídeo "Intercontinental_BR_0077", de Miguelangelo Veiga e Susana Guardado, que representou Portugal no festival “In the Loop: Contemporary Video Art from The European Union" em Washington DC (Junho de 2010).


Intercontinental_BR_0077 deriva de um processo de trabalho partilhado por dois autores situados em dois países Lusófonos. A partilha de ficheiros de texto, som e imagem é exclusivamente feita via internet, o que representa uma ideia de comunicação actual e ocidentalizada, entre duas pessoas em lugares distantes do globo.

Filmado inteiramente no Rio de Janeiro (Brasil), em vídeo digital (DV) e comprimido em MP4, é sonorizado e editado em Lisboa (Portugal). Esta obra, enquanto problematiza questões relacionadas com autoria e com o espaço de construção da obra, explora a linha ténue entre o Vídeo, a Fotografia digital. O objecto final resulta na interpretação do olhar e na manipulação de dados, de forma a conseguir criar um novo espaço de representação que existe exclusivamente na percepção do observador.

É um vídeo que escapa às regras elementares de uma realização com preocupações cinematográficas, ou de qualquer edição com pretensões narrativas ou documentais. Esta é uma peça que procura, acima de tudo, reformular estas questões, proporcionar debate e explorar a transdisciplinariedade própria deste suporte, colocando a liberdade do processo no centro da discussão.


Miguelangelo Veiga & Susana Guardado

O “Intercontinental_BR_0077” foi seleccionado pelos curadores Carolyn Carr e Rebecca Kasemeyer (da National Portrait Gallery), Ruth Perlin, Brooke Rosenblatt e Vesela Stretenovic (The Phillips Collection), Jack Rasmussen (do American University Museum no Katzen Arts Center) e Jefferson Pinder (University of Maryland) para representar Portugal no Festival “In the Loop: Contemporary Video Art from The European Union” a partir da seguinte shortlist (com curadoria de Lúcia Marques):

a) Stills and Frames of a Broken-Hearted Girl (2009), de Ana Barroso
b) All those heavy buildings in New York (2010), de André Príncipe
c) Intercontinental_BR_0077 (2010), de Susana Guardado & Miguelangelo Veiga


DROP-D contemporary space
Rua da Trindade, n.º 7 (perto do Largo do Carmo), Lisboa, Portugal
Tel. (+351) 963 625 674 | Email: dropdcontemporaryspace@gmail.com
Website: http://dropdcontemporaryspace.blogspot.com/

Sem comentários: