exposição dos trabalhos mais recentes de RENÉ TAVARES





Foi na galeria Teia D'Arte que o artista René Tavares mostrou os seus trabalhos mais recentes em torno do Tchiloli: uma representação teatral de herança renascentista reinventada pelo povo santomense ao ponto de se tornar símbolo de resistência face à dominação colonial portuguesa. Actualmente o Tchiloli é reconhecido como uma das mais ricas tradições culturais de São Tomé e Príncipe e já está, inclusive, a decorrer a sua candidatura a património imaterial da humanidade.


René Tavares trabalha precisamente sobre essa tradição, reactivando-a com um olhar contemporâneo, quer através dos seus desenhos quer através das suas pinturas.

Eis alguns excertos dos depoimentos e comentários que a jornalista Edlena Barros publicou no jornal "Correio da Semana", a propósito da exposição "Novos Horizontes de um Teatro", após entrevista ao artista:

"Já lá vão seis anos que trabalho com e sobre o Tchiloli e quando faço qualquer tipo de trabalho pego naquilo que já fiz e aprendi com o Tchiloli e coloco nesse novo trabalho. Não vai aparecer o desenho nem a imagem do Tchiloli, mas sim uma técnica, um certo conjunto de cores, de linhas e de traços que vieram do Tchiloli", disse René.

(...) Segundo o artista o Tchiloli não é só o teatro e as cores em si, ele é também uma linguagem, que René chama de crioula devido às origens europeias e à mistura com África presente no Tchiloli. "Há aquela partilha Europa/África, a mestiçagem dentro desse conjunto de movimentos, cores, traços e do espectáculo. A minha linguagem resulta desse ponto de partilha característica dessa mestiçagem no Tchiloli. Juntei um pouco de mim, que é um pouco de África, e um pouco daquilo que vejo e vi que me parece ser ocidental, uma certa realidade urbana que em África não temos", acrescentou René.

(...)
Há seis anos que René pesquisa sobre o Tchiloli e desenvolve trabalhos resultantes dessa pesquisa. "Não consigo parar de pesquisar sobre o Tchiloli. É através de novas pesquisas sobre o Tchiloli que tenho inspiração para fazer outros trabalhos, é a base de tudo", disse ele.


Vale ainda a pena ler o texto que o artista escreveu para acompanhar a exposição:


SEIS ANOS DE PESQUISA E TRABALHO EM TORNO DO TCHILOLI


Teatro de muita cor, dança, alegria e tristeza. Um "espectáculo"
de máxima importância que estabelece desde cedo uma forte
ligação entre o continente europeu e africano.

Trabalhar sobre o Tchiloli é para mim uma forma de fortalecer
essa ligação e criar a abertura para uma leitura multicultural.

“Novos horizontes de um teatro” mostra precisamente essa
abertura e cria um diálogo que envolve costumes e cenas africanas
num ambiente pictórico contemporâneo.

No meu trabalho as formas, as cores e todos os passos dados são
assim tão importantes como os desenhos propriamente ditos.

A presença do Tchiloli e o casamento de dois mundos é o segredo
desse diálogo aberto. O tradicional e o contemporâneo.

No fundo é uma partilha, para mim a arte é isso. Serve para quebrar
a barreira que bloqueia o diálogo intercultural e nos fazer viajar.
Porque cada pintura é uma viagem.

E cada viagem é uma descoberta.


RENÉ TAVARES



René Tavares nasceu em São Tomé e Príncipe, em 1983, e formou-se na Escola Nacional de Belas-Artes de Dakar, no Senegal. Paralelamente, participou em diversos workshops na galeria Teia D'Arte, em São Tomé, orientado pelos artistas Seyni Gadiaga e Débora Miller, e, em 2002, integrou o workshop de pintura e desenho dos finalistas da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Já expôs em São Tomé, Paris, Bordéus, Évora e Oeiras, entre outras cidades, e participou em 2008 na V Bienal Internacional de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe. Ganhou recentemente uma bolsa para desenvolver as suas pesquisas plásticas em Rennes (França) durante os próximos 3 anos.
WEBSITES: http://kito-rivas.ifrance.com/ | http://www.renetavares.blogspot.com/| http://br.geocities.com/renecruztavares/

Sem comentários: